Nelson Gaspar – Cabo do GFAB Portalegre à conversa com o “Pátio de Quadrilhas”

Nelson José Relvas Gaspar é o cabo fundador do Grupo Forcados Aposento do Barrete Portalegre, que tinha o sonho de ser forcado e aos poucos foi reunindo amigos e colegas com o mesmo gosto pela forcadagem que acabaram por formar o grupo (que a principio tinha o nome de Amigos de Fortios, até mudar para o presente nome por acharem que não tinham os apoios devidos por parte dos habitantes da terra) mais por brincadeira e divertimento mas que rapidamente se foram tornando mais sérias e hoje já com algum profissionalismo amador vão levando os seus sonhos por diante porque já o poeta dizia “O sonho comanda a vida”, pois o objetivo é subir degrau a degrau até chegar ao dia em que possam entrar nas praças e pegar toiros de verdade, pois não querem andar na festa brava para brincar às touradas mas para mostrarem o seu valor.

A antiguidade do grupo remonta ao dia 19 Julho do ano de 2009 tendo actuado na Praça da Ribeira de Nisa pegando um novilho e uma vaca ambas as tentativas à primeira sendo Nuno Cardoso o primeiro forcado a pegar.

O grupo atualmente é composto por 14 elementos sendo Eles os seguintes: Nelson Gaspar (cabo), Pedro Nunes, Nuno Gamas, Nuno Meira, Nuno Cardoso, Tiago Pires, João Miguel, Dinis Ceia, Miguel Nunes, Eduardo Maurício, Nuno Elvas, Fábio Batista, Rui Caldeira, Filipe, estando ainda previsto ingressar no grupo para a próxima temporada mais 4 ou 5 rapazes novos mas que por ainda não estarem completamente confirmados não publicaremos os nomes.

P.Q. – Em que tipo de espetáculos têm atuado?
N.G. – Atuamos em demonstrações de toureio, garraiadas, treinos públicos entre outros eventos taurinos.

P.Q. – Se os quiserem contratar para pegar uns toiros mais sérios estão preparados para o desafio?
N.G. – Sinceramente não estamos, mas se for um novilho toiro sim pois treinamos para isso, pois na próxima atuação pegaremos um novilho com cerca de 400Kg.

P.Q. – Qual o balanço que faz da temporada de 2011?
N.G. – O balanço é francamente positivo, atuamos por 8 vezes pegando 5 reses à primeira, 2 à segunda e um vivo aos currais o que é muito bom para quem no ano anterior só tinha feito duas apresentações.

P.Q. – Quais as expectativas para a próxima temporada?
N.G – As expectativas são boas pois já temos apalavrado 10 apresentações e estamos em contacto para mais alguns.

P.Q. – Isso para um grupo amador e só com cerca de 3 anos é muito bom.
N.G.- Sim é bom pois ainda somos muito novos embora Eu tenha alguns contactos e organize alguns eventos também.

P.Q. – Entrando um pouco mais no campo pessoal, o que disseram os seus pais quando lhes disse que queria ser forcado?
N.G. – Não gostaram e ainda não gostam mas enfim é o que eu gosto de fazer e por isso eles apoiam-me.

P.Q. – Eles (pais) costumam assistir às suas atuações?
N.G. – Não muito raramente, pois sofrem muito principalmente a minha mãe que diz que não criou um filho para isto de pegar toiros e levar pancada.

P.Q. - A quem gostava de agradecer por algo que tenha feito pelo grupo?
N.G. – Gostava de agradecer ao Sr. José Carvalho da Associação Portuguesa de Rodeo, ao Sr. Garcia do Montoito por todos os espetáculos que têm organizado e por terem tido a amabilidade de nos convidar.

P.Q. - O que gostava de dizer que ainda não tenha dito?
N.G. – Que esta época foi a melhor desde a fundação do grupo pois pegamos mais espetáculos e em mais sítios como Alvarrões, São Vicente, Ventosa, São Marcos do Campo, Aldeia da Mata e Fortios.

Para futuros contactos: nelson_torero15@hotmail.com ou gfabarrete@hotmail.com


Entrevista - Carlos Caetano (Cajó)

Comentários