CM - "Maioria Mantém Touradas na TV"

Lei: Proposta do BE não será acolhida por PSD e CDS

Maioria mantém touradas na TV
O espectáculo tauromáquico vai 
continuar a ser exibido nas televisões




Os partidos do Governo, PSD e CDS-PP, não estão receptivos à proposta de lei do BE, que quer impedir a RTP de transmitir touradas e limitar a exibição nos privados, SIC e TVI.





O tema vai ser debatido em plenário a 4 de Julho, mas,
apesar de o BE contar com "o apoio do PS", diz a deputada Catarina Martins, não tem o da maioria.

"Proibir, dirigir o que as pessoas podem ver, enfim, condicionar, não respeita a liberdade de escolha",
explica ao CM Raul de Almeida. Para o deputado do CDS-PP, quem "não aprecia o espectáculo tauromáquico pega no telecomando e muda de canal".

Opinião partilhada pelo PSD. Para a deputada Francisca Almeida, "não faz sentido mudar a lei". "Compreendemos quem está contra, mas mantemos a nossa posição de equilíbrio relativamente a esta matéria e, nessa linha, não faz sentido."

Ainda assim, PSD e CDS garantem estar a tratar com "todo o rigor e dignidade os projectos". "Também temos colegas da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e ainda a Comissão da Cultura a analisar com toda a atenção as propostas, uma vez que há matérias que estão no âmbito do seu trabalho", revela ao CM Raul de Almeida.

O BE diz que a lei não é clara nesta matéria, pelo que propõe que "a RTP não transmita touradas" e que a exibição na SIC e TVI seja apenas "após as 22h30 e com a ‘bolinha vermelha', com o objectivo de proteger as pessoas que sejam mais sensíveis", explica Catarina Martins.

Texto e Fotografia: CM - Correio da Manhã

Comentários