Três Dinastias de Cavaleiros e o Concurso de Pegas, Amanhã no Campo Pequeno




As dinastias Telles, Salgueiro e Moura encontram-se esta quinta-feira no Campo Pequeno num interessante confronto de estilos de toureio a cavalo. Por ordem de antiguidade dos seus representantes, sairão à arena os Cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Manuel Ribeiro Telles Bastos, e os praticantes João Salgueiro da Costa e Miguel Moura. Tradição, evolução e revolução é o legado que estas ilustres famílias deixam para a história do toureio a cavalo como o irão, por certo, provar mais uma vez nesta corrida.


Para além da competição entre dinastias de cavaleiros, a corrida de quinta-feira tem também o aliciante da disputa do tradicional concurso de pegas de Lisboa, desta vez entre os grupos de forcados Amadores de Cascais, Aposento da Chamusca e Ramo Grande (Açores), capitaneados respectivamente por Joel Zambujeira, Pedro Coelho dos Reis e Filipe Pires. Coragem e galhardia são as qualidades que melhor definem aqueles que são chamados, e com propriedade, “os últimos românticos da festa”. O forcado é um verdadeiro “ex-libris” da corrida à portuguesa e a sua arte e valentia causam a maior emoção nas bancadas quer a espectadores portugueses, quer aos estrangeiros.


Serão lidados seis poderosos toiros da ganadaria Passanha, cuja antiguidade está referenciada à praça de toiros de Madrid (Las Ventas) a 3 de Setembro de 1972. Pasta na Herdade da Pina, no concelho de Évora e procede da ganadaria da Condessa de “Las Atalayas”, tendo Murube por encaste.

Comentários