Crónica da Final do 1ºCiclo de Novilhadas das Escolas Taurinas no Campo Pequeno - 27 de Setembro de 2012

Havia uma enorme ilusão por parte de todos os intervenientes na novilhada para alcançarem o triunfo para que se lhes possam abrir outras portas com mais e melhores contratos para chegarem a ser figuras do toureio nacional quer apeado quer a cavalo.
Começou desde logo por parecer estanho ser o toureio pé em primeiro lugar embora a empresa justificasse com o mau estado em que o piso da arena poderia vir a ficar depois de lá andarem os cavalos, o que se aceitaria mas porque, razão não se verificou o mesmo procedimento em situações semelhantes de corridas mistas, ou será porque no passado a experiência diz-nos que o público abandona as bancadas quando chega a parte do toureio apeado… mas isso é um problema com anos e há que o solucionar rapidamente, muito por culpa de não haver uma figura com o mediatismo de outros tempos pois não se dá o devido valor a esta forma de tourear por não haver corridas integrais com a morte dos toiros e consecutivos prémios.

Mas vamos ao que interessa os futuros matadores Pedro Noronha Esc. de V.F. Xira, João Rodrigues Esc. da Moita e Diogo Peseiro Esc. do C. Pequeno estiveram em bom plano mostrando raça, valor e querer para continuarem as suas trajetórias em progresso positivo e ascendente, sobressaindo um pouco mais Diogo Peseiro, mas acabando por ser o injustiçado da noite pois era o que mais merecia levar para casa o troféu em disputa para a melhor lide a pé mas o júri deliberou que havia de ser Pedro Noronha o vencedor.
Na parte do toureio a cavalo Maria Mira não se consegui soltar do nervosismo e a lide decorreu de forma atrapalhada e sem sentido tendo sido mesmo apanhada pelo novilho por duas vezes muito por culpa do cavalo estar coxo.
David Oliveira fez o debute no Campo Pequeno com que todos sonham alcançando o triunfo que o levou a receber o prémio para a melhor lide a cavalo terminando com um bom ferro de violino depois de uma lide agradável e com ritmo.
Luís Rouxinol Jr. (Passarinho) fez uma lide como é seu timbre com alegria e valentia colocando bons ferros chegando ao público e arrecadando os aplausos, o que também seria um justo vencedor.
As pegas estiveram a cargo do G.F.A. Azambuja que tinham que pegar três novilhos, dois deles à primeira tentativa sem dificuldades para os forcados Vinícius Campos e Gonçalo Filipe sendo o outro à quinta tentativa muito por culpa do forcado Daniel Reis, tendo à segunda tentativa ficado na cara do novilho depois de uma entrada e viagem não muito ortodoxa tendo o cabo mandado repetir por entender que não tinha corrido nos conformes exigidos para se considerar uma boa pega pelo que fizeram uma boa apresentação no ano em que comemoram os seus 45 anos de existência.

O Ganadeiro Paulo Caetano está de parabéns pois os seus novilhos foram de bom nível sendo chamado para dar volta ao ruedo por três vezes mas indo só uma vez ao lado do cavaleiro triunfador.
A correta direção da corrida esteve a cargo de Pedro Reinhardt.

Carlos Caetano (Cajó)

Comentários