Crónica da Corrida na Azambuja - 26 de Maio 2013


A corrida de toiros que se realizou ontem domingo dia 26 de Maio de 2013 estava inserida na tradicional e centenária feira de Maio da localidade ribatejana da Azambuja, o cartel era atrativo e de estilos diferentes com o senão de o publico não ter ocorrido como a organização esperava registou-se pouco mais que ¼ de casa muito por culpa do frio que se fazia sentir e de ter havido a necessidade de mudar o horário da corrida do período da tarde para as 21:30h porque no horário da tarde havia o jogo da Final da Taça de Portugal em futebol.

Do cartel fazia parte os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Manuel Telles Bastos e Duarte Pinto os forcados pertenciam aos grupos do Ribatejo, Azambuja e de Arronches os toiros pertenciam às Ganadarias dos Irmãos Dias (3) e de José Luís P. Dias (3).

Joaquim Bastinhas- No primeiro da noite esteve animado desenvolvendo bons momentos de toureio que animou o público como é seu costume pois que teve um toiro que colaborou, no segundo (4º) não teve a mesma sorte e a lide foi esforçada e trabalhosa com correção mas sem brilho pois o toiro foi menos colaborante que o primeiro teve a honestidade de ficar em tábuas recusando-se a dar a volta á arena.

Manuel T. Bastos- No segundo da noite desenvolveu uma lide de bom nível com saber e querer muito ao seu estilo pois o seu oponente foi colaborador, no seu segundo (5º) a lide foi em tudo muito idêntica à primeira mas com o astado um pouco menos colaborante exigindo mais do cavaleiro.

Duarte Pinto- No terceiro da noite o cavaleiro teve uma lide de grande nível que o levou a ganhar o troféu para a melhor lide da noite, no seu segundo (6º) foi uma boa lide mas não atingiu o nível da anterior tendo falhado mesmo a cravagem de dois ferros mas redimindo-se logo a seguir com ferros de praça a praça tendo a lide vindo de menos a mais.

As pegas do Grupo da Ribatejo foram executadas pelos forcados André Martins à segunda e Sérgio Carmo à primeira, pelos da Azambuja foram caras Carlos Dias à primeira e David Mouchão (Didi) à segunda vencedor do troféu em disputa e pelos de Arronches saltaram à praça Fábio Mileu de cernelha depois de ter ido à cara do toiro 5 vezes sem sucesso, mas com enorme garra e valentia que lhe valeu volta à arena a pedido do público como forma de prémio pela forma como foi à cara do toiro pelas 5 vezes (ele recusou dar a volta quando o cavaleiro o chamou) e Paulo Florentino à primeira, no geral resultaram quase todas em boas pegas rijas e os forcados a terem que mostrar o seu valor.

Os toiros da Ganadaria dos Irmãos Dias (velhinha casta portuguesa da linha dos Norbertos) cumpriram melhor em relação aos astados Ganadaria José Luís P. Dias mesmo assim nota positiva.

A corrida foi dirigida com acerto pelo Sr. Lourenço Lúzio embora tenha começado com cerca de 10 minutos de atrazo tendo sido assessorado pelo veterinário Duarte da Cruz.

Carlos Caetano (Cajó)

Comentários