Crónica da Corrida na Póvoa de Stª Iria - 31 de Agosto 2013





A Freguesia da Póvoa Stª Iria, no conselho de Vila Franca de Xira, recebeu no passado dia 31 de Agosto de 2013 uma corrida, levada a cabo pela Tertúlia Tauromáquica local “Passe por Alto” o cartel era composto pelos cavaleiros Ana Batista, Pedro Salvador e o praticante Paulinho D' Azambuja para lidarem um curro de toiros da Ganadaria Palha e serem pegados pelos Grupos de Forcados do Ribatejo e da Azambuja, a lotação apresentou 1/2 casa forte numa tarde solarenga e com muito pó.





Ana Batista no seu primeiro cravou três ferros compridos e nos curtos andou regular cumprindo a função. No segundo andou melhor mais lutadora custando-lhe algumas passagens em falso e para terminar colocou dois violinos de boa nota, a cavaleira teve uma passagem regular pela Póvoa, deixando alguns bons apontamentos de toureio, mas ainda não explanando o toureio que a catapultou para os lugares cimeiros do escalafon.
Eu pessoalmente gosto mais de ver a cavaleira a executar um toureio clássico que foi o que lhe deu os seus maiores triunfos ao longo dos anos, em vez do que tem vindo a praticar ultimamente mais voltado para as bancadas e um pouco mais descuidado no momento das reuniões, pois que este toureio não lhe está no sangue.

Pedro Salvador andou no seu primeiro esteve em bom plano cravando dois compridos e nas bandarilhas começou com algum desacerto mas rapidamente emendou a mão e a lide veio em crescendo com bons ferros curtos devido à escolha dos terrenos do toiro e as distâncias. A lide do seu segundo toiro, em sexto lugar a um sobrero (Oliveira Irmãos) devido a um acidente que aconteceu com o toiro que lhe calhou em sorte, foi a lide da tarde onde se sentiu que o cavaleiro andou a gosto que desfrutou e fez desfrutar o público do seu toureio fazendo uma lide mais em curto andando ligado e pisando os terrenos do toiro. O cavaleiro foi o triunfador da tarde reclamando mais oportunidades.

Paulinho D` Azambuja cravou dois bons ferros de saída nas bandarilhas andou algo desacertado na altura da cravagem mas corrigiu a pontaria e acabou com dois ferros de boa nota. No seu segundo, o cavaleiro andou mais desenvolto e mais confiante levando bem o toiro na brega para a colocação dos ferros, alguns de boa nota. De salientar que este jovem cavaleiro era a primeira vez que se apresenta em praça no decorrer das duas últimas temporadas por isso perdoa-se alguns deslizes e nervos e a coragem que teve em enfrentar toiros Palha.

As pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados do Ribatejo que mandou para a cara dos toiros os forcados Pedro Coelho à (1ª) tentativa, Leonel Godinho à (2ª) e Igor Varela à (1ª), pelos da Azambuja foram caras os forcados Ricardo Paiva “Sassa” à (1ª) tentativa, Hugo Abreu à (4ª) tentativa dobrando o forcado Marcos Silva que saiu ferido sem gravidade com o impacto que sofreu no peito e Fábio Costa à (3ª) tentativa com ajudas carregadas para resolver a questão.

O curro de toiros da Ganadaria Palha e Oliveira Irmãos (2) foram de razoável apresentação, não dando muitas facilidades aos toureiros e forcados mas deixaram-se lidar ainda que não se empregassem muito.

A corrida foi dirigida com acerto por Rogério Joia que foi assessorado pelo veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva e pelo cornetim Pedro Alféloa.

A embolação e ferragem estiveram a cargo da equipa de Bruno Lopes.

Carlos Caetano (Cajó)

Comentários