G.F.A. de Alcochete Emite Comunicado Sobre Roubo da Estátua Hélder Antoño


Como já noticiamos, foi no decorrer da madrugada de terça-feira (22/Abr./14) que a estátua de Hélder Antoño foi roubada da fachada da Praça de Toiros de Alcochete, onde se encontrava a mais de 20 anos (inaugurada 5 anos apos o seu falecimento, (27/Mar./93).
O G.F.A. de Alcochete face ao acontecimento emiti-o o comunicado que abaixo transcrevemos.

Comunicado

Face ao recente incidente de furto qualificado da estátua que perpetua a memória de Hélder Antono, forcado, falecido a 27 de Março de 1988, na Praça de Toiros de Alcochete, vem o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, pelo presente, manifestar a sua revolta e sentimento de dor provocados por este ato criminoso.

A estátua de Hélder Antono, além de representar um memorial para o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e para todos os forcados em geral, representava também, para a Vila de Alcochete, um ex-libris, dada a riqueza histórica, cultural e social que o moço forcado representa para as gentes de Alcochete.



O que se passou na passada madrugada de dia 22 de Abril foi um crime contra o património do Concelho de Alcochete, que não pode ficar impune e que merece a mais cuidada atenção e dedicação por parte de todas as entidades competentes na tentativa de encontrar e punir os responsáveis por este ato.

Os danos sentimentais provocados por este acontecimento são irreparáveis e incomensuráveis. Neste momento, resta-nos a esperança de que os responsáveis sejam encontrados e punidos, deixando atuar as entidades competentes.

Com a convicção de que Hélder Antono voltará a ter naquele local a estátua em sua memória, deixamos uma palavra de agradecimento a todos os amigos e aficionados que nos têm feito chegar o seu apoio.

Viva o GFA de Alcochete!
Alcochete, 23 de Abril de 2014
Grupo de Forcados Amadores de Alcochete

Comentários