"Sabores do Toiro Bravo" em Coruche - 1 a 4 de Maio de 2014

De 1 a 4 de maio, em Coruche, celebra-se a 11ª edição dos Sabores do Toiro Bravo, em que, a carne de touro bravo é, naturalmente, o principal ingrediente. Nos Sabores, saboreia-se o lombo do touro bravo, a espetada de bezerra brava em pau de louro verde, o rabo de boi estufado, o bife de touro bravo recheado e muitas outras iguarias da gastronomia ribatejana.

Do evento gastronómico fazem parte mostras de artesanato, tasquinhas de petiscos e muita animação musical em concertos programados e em itinerância à hora das refeições. Os restaurantes localizados na Praça de Touros de Coruche são os seguintes: Sabores de Coruche, O Farnel, O Choupo, A Tasca, Ó Manel e Jakim Girassol. Também a animação taurina será uma constante nesta programação.

Deste intenso programa fazem parte algumas mostras expositivas. Na Praça de Toiros (de 1 a 4 de maio) estará patente a exposição “José Simões, toureiro com coração” - encerrando o ciclo comemorativo dos 50 anos de alternativa do matador de toiros coruchense José Simões. Na Galeria do Mercado Municipal de Coruche (de 1 a 18 de maio) “Eh! Toiro lindo!” - Mostra de pintura de autoria da pintora Tânia Rocha (10% das vendas efetuadas reverterão a favor da Associação de Apoio ao Doente Oncológico de Coruche – Encostatamim).

Nos dias 3 e 4 de maio, será apresentada a 1ª Exposição de Clássicos, uma exposição dedicada a carros e motos clássicos no edifício da antiga central de Camionagem.

No exterior da Praça estarão várias associações do concelho representando o que de melhor têm para divulgar, nomeadamente a doçaria – Rancho Folclórico Regional do Sorraia, Associação Cultural, Social e Recreativa do Rebocho, Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra e Rancho Folclórico de São José da Lamarosa.

Programa:

1 de maio – Dia do Trabalhador (quinta-feira)

12h00 – Inauguração da Exposição “Eh! Toiro lindo!” de Tânia Rocha
12h30 - Abertura oficial do evento
Animação: Tocata de Ranchos Folclóricos (almoço)
16h30 – Festival de Fandango – Tributo ao fandanguista Francisco Carvalho
Local: Arena
20h30 - Animação: Tocata de Ranchos Folclóricos (jantar)

2 de maio (sexta feira)
Animação Musical com o grupo Al Kabir e Sevilhanas (jantar)

3 de maio (sábado)
Local -Praça de Toiros
11h00 - Cortejo de Cabrestos nas imediações da Praça de Touros
11h30 – Demonstração de Condução de Cabrestos
12h30 – Animação Musical com os “Pilha Galinhas” e “Trinca Espinhas” (almoço)
16h00 – Treino de Forcados: Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Grupo de Forcados Amadores Real Moura – Demonstração de Cernelhas e uma vaca para curiosos
19h00 – Atuação do Grupo “Cachaba” (junto ao sector 2)
20h30 – Animação Musical com os “Cachaba” e com os “Pilha Galinhas” (jantar)
22h00 – Concerto da banda da SIC – Sociedade de Instrução Coruchense (junto ao setor 8)

4 de maio – Dia da mãe (domingo)
10h00 - "Ginástica para Mães e Bebés" (Praça de Água)
11h00 –Demonstração de Toureio a pé pela Academia de Toureio do Campo Pequeno (Arena)
12h30 – Dramatização com o grupo ContaCenas (almoço)
12h30 – Atuação de Laura Macedo e Marcelo (almoço)

Comentários