Campo Pequeno - Faz Balanço da Temporada 2014

Campo Pequeno: Confirmou-se a “Temporada única”
Três lotações esgotadas, duas enchentes e uma taxa de ocupação média da ordem dos 75 por cento são os grandes destaques da temporada de 2014 no Campo Pequeno, segundo um balanço hoje divulgado pela empresa.

As lotações esgotadas corresponderam às corridas de 15 de Maio, 5 de Junho e 4 de Setembro, ao passo que as casas cheias, próximas também da “Lotação Esgotada”, ocorreram nos dias 24 de Julho e 2 de Outubro.

As duas maiores figuras mundiais do toureio equestre, Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura ficam associados às lotações esgotadas, enquanto a segunda apresentação de Ventura e a Corrida e Gala à Antiga Portuguesa ficam associadas a duas fortíssimas entradas de público.

Na temporada agora finda, composta por 10 corridas de toiros e uma novilhada, anunciada em Março como “Temporada Única”, verificou-se uma significativa recuperação de público relativamente a 2013, com um crescimento da ordem dos 20 por cento.

Para além das já referidas figuras internacionais do toureio a cavalo, actuaram na Monumental de Lisboa as maiores figuras do panorama nacional, os mais prestigiados grupos de forcados e foram lidados toiros das mais conceituadas ganadarias portuguesas.

Foram concedidas duas alternativas de cavaleiro: ao colombiano Jacobo Botero e ao português Miguel Moura, tendo ainda Tomás Pinto confirmado a sua alternativa.

A temporada ficou também marcada pelas homenagens ao Ganadero Mário Vinhas e ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor, pela comemoração das suas Bodas de Diamante, ambas na corrida de 2 de Outubro. Outro facto marcante foi a corrida em que o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa pegou seis toiros (7 de Agosto), na comemoração ao seu septuagésimo aniversário.

No âmbito da divulgação do espaço taurino do Campo Pequeno, foram retomadas, com assinalável êxito, as visitas à praça, sendo permitido o acesso a várias dependências.

Recolocaram-se, após restauro, mais placas comemorativas no átrio principal do edifício.

Foi reassumido o projecto do Museu Tauromáquico do Campo Pequeno, o qual brevemente conhecerá novos desenvolvimentos.

A RTP transmitiu do Campo Pequeno as corridas de 3 de Julho (Comemorativa dos 50 anos das Corridas TV) e a tradicional Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, realizada a 2 de Outubro.

A anteceder a corrida de 10 de Julho, exibiu-se Reprise a Cavalo da Guarda Nacional Republicana.

Para reforçar promoção das corridas de toiros no ciberespaço, foi construído de raiz o site (http://www.campopequenotauromaquia.com), e reforçou-se a posição da Direcção de Tauromaquia nas redes sociais.

Os turistas de visita a Lisboa foram alvo de acções específicas de divulgação das corridas de toiros no Campo Pequeno, as quais se revelaram bem sucedidas.

Comentários