Protoiro e Vitor Mendes representam Portugal no I Congresso Internacional de Tauromaquia


A Protoiro e o matador de toiros Vítor Mendes serão os representantes de Portugal no I Congresso Internacional "A Tauromaquia como Património Cultural", que vai decorrer em Albacete, entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março, a convite do Ministério da Cultura espanhol.

Este é um Congresso organizado pelo Ministério da Cultura, Educação e Desporto de Espanha, e decorre das obrigações legais da declaração espanhola da Tauromaquia como Património Cultural, ocorrida em 12 de Novembro de 2013.

Em três dias de congresso reunir-se-ão personalidades de quase todos os países taurinos mas também de países como os Estados Unidos ou o Reuno Unido, neste caso o ex Ministro para a Europa do Governo Inglês, Tristan Garel-Jones, para discutirem as diversas vertentes do património cultural taurino.

O matador de toiros Vítor Mendes marcará presença na mesa dedicada ao tema "A tauromaquia e a criação artística", moderada por Manolo Molés, numa mesa completada pelos matadores Palomo Linares, El Niño de la Capea, Dámaso González e Cristina Sanchez.



Helder Milheiro, membro da Comissão Executiva da Protoiro, e em representação desta, participará na mesa dedicada ao tema "A tauromaquia e a sociedade do século XXI" numa mesa moderada pelo diretor do programa Tendido Cero, da TVE, Frederico Arnás, e com a participação do francês André Viard, presidente do Observatório Nacional das Culturas Taurinas, do jornalista mexicano Heriberto Murrieta, do jornalista espanhol Antonio Petit e do jornalista colombiano David Jaramillo, da revista 6Toros6 e do Fórum da Juventude Taurina.

No dia 28, pela tarde, realiza-se um festival a favor da Cáritas que conta com um cartel de luxo com Diego Ventura, Ponce, El Juli, El Fandi, Perera e o novilheiro José Garrido.

O programa detalhado deste congresso pode ser consultado em www.congresointernacionaltauromaquia.com

Comentários