Concurso de Ganadarias na Primeira Corrida da Temporada em Moura

No próximo dia 9 de Maio a Praça de Toiros José de Almeida em Moura recebe o regresso das Corridas Concurso de Ganadarias.

A Derechazo, tem o prazer de apresentar o exemplar da divisa de Branco Núncio.

Fundada em 1926 com reses Soler (de Libanio Esquivel e Neto Rebelo) e semental de Belmonte, a ganadaria Branco Núncio foi sendo posteriormente aumentada com vacas e sementais de Andrade Irmão, provenientes de Urquijo, encaste que vai progressivamente prevalecendo. Entre 1965 e 1969 presta provas de acesso à “Union de Criadores de Toros de Lidia”, sendo aprovada e, em 1970, adquire mais um lote de vacas e sementais de D. Carlos Urquijo. Após falecimento do titular (1976), passou a ganadaria a ser propriedade de seu filho Engº José de Barahona Núncio, mantendo ferro e divisa.

A mostrar 01_Moura_Núncio.jpg
De realçar que a divisa de Branco Núncio irá competir com mais cinco divisas alentejanas – José Luis Vasconcellos e Souza d’Andrade, António Lampreia Herds, São Martinho, Silva Herculano e Passanha Sobral -, numa disputa na diversidade de encastes que selecionaram o seu melhor produto para disputar entre si os troféus apresentação e bravura.

No que concerne aos artistas que irão lidar os soberbos toiros, a empresa apostou num cartel de verdadeira competição, onde pontificam os Reis das Bandarilhas – Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes -, estando a emoção das pegas a cargo dos forcados Amadores de Alcochete e do Real Grupo de Moura.

Comentários