Crónica da Corrida no Cartaxo - 19 de Junho de 2015


A localidade ribatejana do Cartaxo recebeu no passado dia 19 de Junho de 2015 uma corrida de toiros inserida nas festividades locais, sendo que o público encheu três quartos de casa.
Participavam os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Gilberto Filipe, Manuel T. Bastos, Marcos Bastinhas, David Gomes por toca com Francisco Parreira que apresentou atestado médico que o impossibilita de tourear nos próximos tempos e Parreirita Cigano frente a toiros da prestigiada ganadaria Pinto Barreiros e pegados pelos Grupos do Ribatejo e do Aposento da Chamusca, (também era para estar presente o G.F.A. de Alenquer mas como é um Grupo Não associado na ANGF não lhe foi permitido), havendo ainda a recolha dos toiros a cavalo pelos Campinos “Café” e “Janica”, estava em disputa o troféu para a melhor pega da noite.

Joaquim Bastinhas iniciou a corrida frente a um toiro que em pouco ajudou o cavaleiro a desenvolver o seu toureio, mas como Bastinhas é sinal de festa e alegria o cavaleiro pôs o que o toiro não tinha, iniciou com dois ferros compridos à tira nos curtos cravou ferros regulares terminou com o seu habitual par de bandarilhas.


Gilberto Filipe iniciou a sua lide com dois compridos, foi mudar de montada e passou para a ferragem curta onde andou bem a bregar e a colocar o toiro para depois passar a provocar a investida do toiro de largo, para cravar em batida ao piton contrário saindo por cima do toiro rubricando uma boa lide.

O cavaleiro da Torrinha, Manuel Telles Bastos colocou três compridos nos curtos andou bem na brega e colocou os ferros ao estribo e em su sitio de cima a baixo igual a si mesmo e semelhante ao que o vimos fazer noutras alturas, saiu em triunfo.

Marcos Bastinhas cravou dois bons compridos de praça a praça nos curtos começou com um bom ferro em batida ao piton contrário teve um percalço ao colocar o terceiro curto que originou aparatosa colhida sem consequências.
O marialva remontou-se para pôr mais dois ferros de valor terminando com um ferro de palmo e dois pares de bandarilhas saiu triunfante na senda do que vem sendo habitual.

David Gomes viu o seu toiro ser recolhido aos corrais por vir com um corno de fora da embola o que condicionou a lide do jovem praticante pois que acabou por sair um pouco diminuído de uma pata traseira mas o cavaleiro esforçou-se por lhe dar a volta, a ferragem saiu regular terminou com um violino e um ferro de palmo esperava-se mais o que não aconteceu por culpa da incidência anteriormente relatada.

Parreirita Cigano o cavaleiro praticante abriu a sua lide com três ferros compridos um pouco dispersos mas emendou a mão nos curtos e colocando 2 curtos regulares, mas quando passou a tourear em curto e a aguentar a investida do toiro cravou ferros de grande emoção saiu fortemente aplaudido e triunfante.

As pegas estiveram a cargo do grupo do Ribatejo que teve com caras o cabo Pedro Espinheira à primeira tentativa, João Guerreiro à primeira tentativa e Pedro Coelho à segunda tentativa e pelos do Aposento da Chamusca foram caras Francisco Andrade à primeira tentativa, José M. Moreira à primeira tentativa e Francisco Montoya à primeira tentativa.
O troféu em disputa foi ganho pelo forcado Pedro Coelho do Grupo do Ribatejo.

Há que dar os parabéns ao ganadeiro Joaquim Alves pelo excelente curro de toiros que enviou para o Cartaxo a nível de apresentação e bravura sendo dois menos bravos e um que regressou ao campo para padrear, o quarto da noite lidado por Marcos Bastinhas com o nº 341 de nome Galeoto.

A direcção da corrida foi da responsabilidade e bem do Director Lourenço Luziu que foi assessorado pelo Veterinário Dr. João Maria Nobre e pelo Cornetim Ana Narciso.

A embolação e ferragem estiveram a cargo da equipa de Luís Campino de louvar o bom trabalho desenvolvido na recolha dos toiros a cavalo pelos campinos “Café” e “Janica”, arte que não se via naquela há vinte cinco anos.

Carlos Caetano (Cajó)

Comentários