G.F.Ap. do Alandroal Emite Comunicado Sobre a Sua Atuação na Corrida no Sobral da Adiça


O G.F. Aposento do Alandroal vem através do seguinte comunico, esclarecer o que se passou no passado sábado na corrida realizada no Sobral da Adiça, em relação ao toiro que lhe coube em sorte (5º da ordem), tendo esse sido recolhido vivo aos currais. Despois da polemica que se instalou nas redes sociais, a atacar o Grupo.

Comunicado

Face aos comentários e crónicas que têm vindo a ser escritos acerca da corrida realizada no Sobral da Adiça, nomeadamente ao que ao Aposento do Alandroal se refere, venho por este meio esclarecer o que se passou:

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal, deslocou-se ao Sobral da Adiça para ser interveniente na corrida de toiros de beneficência a favor da comissão de festas dessa localidade.

Ao nosso Grupo cabia em sorte o quinto toiro da tarde, pertencente a ganadaria de Rio Frio, com um peso aproximado de 530 KG.

Após cerca de 10 minutos com a porta dos curros aberta, e várias tentativas para que o toiro saísse do curro onde estava acondicionado, foi então alterada a sua saída pela porta maior, por onde saiu, tendo de imediato criado um burburinho face a disparidade de trapio quando comparado com os outros quatro que haviam sido lidados anteriormente (e inclusive com o ultimo toiro que foi lidado).

Desde cedo se percebeu estar na presença de um toiro manso, e todas as indicações dadas seguiam nesse sentido. Um toiro manso e com sentido, parado nos médios (de onde apenas saía ao arreões), onde nem os bandarilheiros iam para o cavaleiro trocar de montada, tendo eu inclusive questionado um dos referidos bandarilheiros se não iam mexer o toiro com o capote, ao que me responderam que não, tendo justificado o facto que o mesmo ‘’metia a cara muito áspera, muito bruta’’.

Após todas as indicações decidi como Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal, mandar o toiro para a cernelha, tendo comunicado isso mesmo ao Sr. Diretor de corrida e aos campinos intervenientes.

Terminada a lide (possível) do cavaleiro Pedro Salvador, foi dado o toque para que saíssem a praça os cabrestos, ouviram-se alguns assobios, que foram de imediato abafados com palmas, dando-se inicio a pega de cernelha.

O toiro encabrestou bem e deu oportunidades aos forcados para entrarem, o que não se verificou. Decorridos alguns minutos, alguns acompanhantes do Grupo começaram a dirigir palavras menos próprias aos campinos, a quem quero desde já pedir desculpas pelo sucedido, pois estes desempenharam bem a sua função.

Dirigi-me então ao Sr. Diretor de corrida para o informar que ia ser feita uma tentativa de caras, situação ao que o mesmo acedeu, e disse que iria ser dado nesse momento o primeiro aviso, dispondo o Grupo a partir desse momento de mais cinco minutos. Enquanto falava com o Sr. Diretor, numa das tentativas de entrada, o cernelheiro foi colhido contra a trincheira, tendo o toiro nesse embate nas tábuas rasgado uma embola, e ficando com o piton exposto, obrigando assim o Sr. Diretor de corrida a mandar recolher o toiro de imediato, tendo este recolhido aos curros sem ser pegado.

Assumo todas as responsabilidades inerentes a minha decisão, não seria este o desfecho pretendido. Muito pelo contrário! Quem nunca teve uma tarde má, ou nunca tomou uma decisão errada?

Quero ainda pedir desculpas a quem algum seguidor, apoiante ou elemento do Grupo faltou ao respeito e dizer que o Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal, não se revê nesse tipo de comportamento.

Alandroal, 26 de Agosto de 2015
O Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento de Alandroal
João Passos

Comentários