Pelas 22H na RTP Memoria - "Um Homem do Ribatejo"

Resultado de imagem para homem do ribatejoFilme "Um Homem do Ribatejo", hoje às 22h na RTP Memória

Hoje pelas 22h a RTP Memória passa o filme "Um Homem do Ribatejo", um drama sobre a vida dura dos campinos na província portuguesa do Ribatejo.

Um Homem no Ribatejo é um filme português realizado em 1946 por Henrique Campos e que marca a estreia de Eunice Muñoz no cinema.

Os principais atores deste filme são Barreto Poeira e Eunice Muñoz, como protagonistas principais. De destaque a fadista Hermínia Silva no papel de uma cantora cigana interpretando o famoso "Fado da Sina".

Pensado ao gosto popular da época, centrado na vida ribatejana. A fotografia de Aquilino Mendes é um dos trunfos do filme, nos planos de exteriores, o cenário natural da lezíria e a composição visual.


SinopseO filme inicia-se com o casamento de Manuel (Barreto Poeira) com Maria Loba, enquanto decorria os festejos do casamento, Manuel é informado da tragédia que matara o seu irmão por um touro feroz chamado "Besoiro", esse mesmo animal já havia morto uns tempos antes seu próprio pai. Manuel foi incumbido pelo proprietário da terras a suceder ao seu irmão como maioral, mas recusa por causa do trauma da morte de seu pai e seu irmão que exerciam a mesma função. Injustamente acusado de covardia por Belinha (Eunice Muñoz), a filha do proprietário, Manuel que a ama em silêncio, mas que devido à condição social oposta de ambos os apaixonados, decide abandonar a lezíria. Mais tarde, salva a sua amada Belinha da fúria do famoso touro "Besoiro" e depois de compreender que o amor entre ambos era impossível, dado o desnível social entre ambos (o pai dela jamais aceitaria aquela relação), decide reatar o casamento com Maria Loba. O filme termina com uma terrível cheia que assolou a região do Ribatejo, tendo Manuel salvo todos os bois da manada do seu patrão exceto o terrível "Besoiro" e claro a sua mulher que se encontrava no telhado da casa, visto que o resto da casa estava toda inundada. Ficou sabendo que ela estava grávida e assim termina o filme.

Comentários